Pr tica 2
INTRODUÇÃO
A operação e utilização corretas de equipamentos elétricos e dispositivos eletrônicos em um circuito dependem do conhecimento de algumas grandezas elétricas como a resistência do dispositivo, a corrente com que este dispositivo trabalha e a tensão a que deve ser ligado. Por exemplo, em se tratando de uma lâmpada, é preciso conhecer a tensão a que ela deve ser ligada de modo a funcionar corretamente. Se vamos ligar um equipamento a uma fonte de alimentação DC é preciso conhecer a corrente com que este equipamento trabalha e saber se a fonte é capaz de fornecer essa corrente sem sofrer aquecimento excessivo.
Todas essas grandezas podem ser medidas por um instrumento denominado multímetro, que pode reunir, entre muitas outras, as funções de voltímetro, amperímetro e ohmímetro, que medem, respectivamente, a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito, a corrente elétrica que circula por um dispositivo de um circuito e a resistência elétrica oferecida por esse dispositivo.
Como o multímetro reúne um grande número de funções ele possui diversas escalas de modo a torná-lo bastante versátil para medições das grandezas acima em uma ampla faixa de valores. Isso implica que para a realização de uma determinada medida é fundamental saber escolher a configuração adequada da escala e da função do multímetro.
Nesta prática você irá realizar medidas de tensão, corrente e resistência elétrica de alguns dispositivos, tanto isolados, quanto inseridos em um circuito elétrico simples, utilizando um multímetro. Contudo, antes de partir para a realização das medidas, é necessário que você aprenda a reconhecer os aparelhos com os quais irá lidar ao longo deste curso de Física elétrica prática. Nas páginas seguintes vamos discorrer um pouco sobre esses aparelhos. O texto é um tanto longo, mas é importante que você o leia por inteiro, pois a correta operação dos aparelhos depende do conhecimento de suas propriedades e