Pr Tica 2
Preparação e Caracterização de Cerâmica por via Térmica: Óxido de Estanho (II)
1. INTRODUÇÃO
1.1. O estanho e seus compostos
O estanho é o elemento químico de símbolo Sn (em latim: Stannun), número atômico 50, pertence ao grupo 14 e possui o maior número de isótopos da tabela periódica. Sua principal fonte é o mineral cassiterita. É um dos metais mais antigos conhecidos, foi usado como um dos componentes da primeira liga metálica, o bronze, devido a capacidade de endurecer o cobre, e ainda hoje é muito utilizado.
O cloreto de estanho (II) ou cloreto estanhoso é um sólido branco cristalino de fórmula química SnCl2. Ele forma um di-hidrato estável, mas em solução aquosa tende a sofrer hidrólise, principalmente se aquecido. O SnCl2 é usado como agente redutor em soluções ácidas.
O óxido de estanho (II) é um composto de estanho e oxigênio, utilizado na indústria cerâmica. Sua fórmula química é SnO e pode ser preparado pelo aquecimento de Sn(OH)2 precipitado quando um sal de estanho (II) reage com um hidróxido alcalino, como o NaOH. É, também, um óxido anfótero, dissolvendo-se em ácidos fortes e formando estanho (II) e sais de base forte.
1.2. Difração de raios X
A técnica de DRX é largamente aplicada para caracterização de sólidos devido a grande quantidade de informações que podem ser obtidas. A análise de difração de raios X foi utilizada nesta prática para a confirmação do composto formato ser efetivamente óxido de estanho (II).
2. OBJETIVOS DA PRÁTICA
Preparação de SnO;
Caracterização do composto a partir de difração de raios X;
Teste de solubilidade do produto com diversos ácidos diluídos e concentrados.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Cápsula de porcelana – Utilizada como recipiente na síntese de SnO;
Béquer de 200 mL – Utilizado para transferência de líquidos;
Tubos de ensaio – Utilizados no teste de solubilidade com ácidos;
Pipeta – Utilizada para escoar líquidos da mistura;
Bastão de vidro