PR PROJETO
Tema: O Golpe Militar de 1964
Temas Específicos:
Construindo o Golpe
O poder da farda
A arte de protestar
Obras na ditadura
Economia Castellista
Viver na Ditadura
A luta armada e a repressão
CITAÇÃO DIRETA CURTA
O Golpe começou na noite de 31 de março de 1964, em um quartel de Juiz de Fora, comandado pelo General Olímpio Mourão Filho_ o mesmo militar de elaborou o Plano Cohen, utilizado como justificativa para instituir o Estado Novo.
(Pedro Santiago e Mario Schmidt pag: 752 e 753, pag: 264 e 265)
Segundo Santiago e Schmidt (2006/2007. P. 752 e 753, P. 264 e 265), os Golpistas, então se articularam para declarar a presidência vaga, com o cargo sendo ocupado pelo presidente Ca Câmara. O ato estava consumado. Sem reação Jango partiu para o exílio no Uruguai e os militares assumiram o poder. Segundo eles (os militares), tratava-se de situação transitória, necessária para a purificação da democracia no País: permaneceram no poder de forma autoritária por mais de 20 anos, cinco generais revezaram então na presidência, todos escolhidos de forma indireta.
CITAÇÃO DIRETA LONGA
Para consolidar o novo regime, foram tomadas várias iniciativas. Por meio de decretos, chamados de Ato Institucional ( AI-1), a cúpula da forças militares introduziu mudanças na Constituição: A escolha do próximo presidente seria por eleições indiretas; vários direitos eram anulados, como a estabilidade de funcionários públicos; e várias medidas fortaleceram o poder Executivo. O presidente adquiria ainda o poder de suspender os direitos políticos dos cidadãos por até dez anos e decretar estado de sítio, sem aprovação do Congresso.
CITAÇÃO INDIRETA
Problema:
Com o Golpe militar, várias medida foram tomadas e muitas mudanças vieram a acontecer no País. Como ficaria assim a situação da população?
Objetivo:
Mostrar através desta pesquisa fatos ocorridos durante a ditadura militar que contribuíram para o desenvolvimento do País e conseqüentemente desfavoreceu e