PR PROJETO LUAN ROBERTO
ESCOLA DE ENGENHARIA
LUAN ROBERTO MIRANDA SANTOS
FISSURAS NA ALVENARIA DE VEDAÇÃO: MÉTODOS PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO
SALVADOR
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA
LUAN ROBERTO MIRANDA SANTOS
FISSURAS NA ALVENARIA DE VEDAÇÃO: MÉTODOS PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, Universidade Católica do Salvador, Escola de Engenharia, como requisito parcial para aprovação da disciplina Estágio Supervisionado II.
Orientador: Professor Msc. Paulo Costa
SALVADOR
2014
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por Alvenaria os maciços constituídos de pedras naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação das juntas e interposição de argamassa ou somente por um desses meios (MOTA, 2012). Nada mais é que um conjunto coeso e rígido de blocos ou tijolos unidos. Usada desde os primórdios, a alvenaria tem um belo histórico nas construções que marcaram época. Responsável por grandes obras no início do século, a Alvenaria Estrutural é conhecida por substituir dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Sem o conhecimento de materiais como o ferro e concreto, as construções seguiam uma mesma linha, levantar paredes que conseguiam sustentar o peso de todo o espaço feito.
Segundo Roman (1999), a alvenaria foi utilizada pelas civilizações assírias e persas desde 10.000 a.C., sendo empregados tijolos queimados ao sol. Por volta de 3.000 a.C. já estavam sendo utilizados tijolos de barro queimados em fornos. Grandes obras foram construídas no decorrer dos séculos utilizando a alvenaria. A importância histórica da alvenaria deve-se, sobretudo ao fato de ser o principal material estrutural responsável pela habitabilidade dos abrigos construídos pelo homem e de ser a principal estrutura dos edifícios ao longo de 4000 anos de civilização. Entretanto, as construções desta época eram