Pr[atica destilaçao
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA
BACHARELADO EM QUÍMICA
DESTILAÇÃO FRACIONADA
RELATÓRIO ACADÊMICO
CURITIBA
2012
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Relatório acadêmico apresentado à disciplina de Práticas de Orgânica do curso de Bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR para obtenção de nota parcial.
Prof. Dr.Paulo.
CURITIBA
2012
1. Introdução
A destilação fracionada é o método utilizado para separar compostos miscíveis entre si, do tipo líquido – líquido e que possuam pontos de ebulição diferentes mas não muito longe um do outro. Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo , ou uma simples mistura de água e álcool , que será demonstrada a seguir . Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos . Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor P.E ( ponto de ebulição ) , depois o líquido de P.E intermediário e sucessivamente até o líquido de P.E maior.
Isso é possível graças à acoplação de uma coluna de fracionamento junto ao equipamento de destilação, esta coluna dificulta a subida do vapor fazendo com que o composto com ponto de ebulição maior forme um condensado e este retorne para o balão de destilação antes de atingir o condensador. Assim somente o vapor com mais energia consegue atingir o resfriamento e retornar a seu estado liquido. Dessa forma se consegue obter a separação desses líquidos que são miscíveis, pois com a grande maioria do primeiro composto já destilado a uma temperatura constante o segundo só será destilado quando alcançar a energia suficiente para ultrapassar a barreira da coluna de Vigreux, ou seja, quando sua temperatura se elevar até seu ponto de ebulição constante.
Com líquidos de pontos de ebulição muito próximos, o destilado será uma mistura destes