Pr 24
INSTRUTOR AG: SANTANA
CAPÍTULO I
Generalidades
1.0 - Finalidade do manual: fornecer elementos para regular, organizar e conduzir o emprego das técnicas básicas de manuseio a serem utilizadas pelos policiais , bem como padronizar a instrução e treinamento do uso do bastão tonfa. 2.0 - . Apresentação: o bastão tonfa é um armamento individual, portátil, leve, resistente e durável, destinado ao uso DEFENSIVO nas ações de policiamento, podendo ser utilizado em ações de controle de multidões, obedecendo as peculiaridades da situação. Embora possua como característica básica a defesa, poderá ser empregado 1com técnicas ofensivas, sendo que as duas técnicas de emprego visam inibir agressões à mão livre (socos, gravatas, estrangulamentos, agarramentos, etc.), contra chutes, agressores armados com materiais perfurocortantes (garrafa quebrada, canivete, faca, punhal, etc.). No atendimento de ocorrências, o policial terá um mecanismo de apoio entre a utilização das técnicas de defesa à mão livre e o emprego da arma de fogo.
3.0 - Necessidade do treinamento: após aprender as técnicas básicas de manuseio, é essencial o contínuo treinamento, pois somente este possibilitará eficiência, domínio e controle adequado do equipamento, visto que sua utilização inadequada pode, eventualmente, vir a causar desnecessariamente sérias lesões no oponente. 4.0 - Princípios básicos para utilização do equipamento:
a. Não corra risco desnecessários, buscando apoio sempre que possível;
b. Manter sempre atenção máxima para qualquer gesto agressivo;
c. Procure sempre anular o golpe adversário, antecipando a defesa;
d. Buscar sempre cessar a ação ofensiva do oponente sem excessos, evitando atingir as partes vitais como cabeça, coluna vertebral e