ppra
Radiações não ionizantes, como o nome diz, são as que não produzemionização, ou seja, não possuem energia capaz de produzir emissão de elétrons de átomos ou moléculas com quais interagem.
As radiações não ionizantes são radiações de baixa freqüência,como por exemplo, a luz visível, infravermelho, microondas, freqüência de rádio, radar, ultrafrequências (celular) e ultravioleta. Na NR 15 anexo 07 diz:
1.Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.
2. As operações ou atividades que exponham os trabalhadores às radiações não-ionizantes, sem a proteção adequada,serão consideradas insalubres, em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
3.As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400- 320 nanômetros) não serão consideradas insalubres
Existem vários tipos de radiações não ionizantes:
- Ultravioleta (UV);
- Visível (V);
- Infravermelha (IV);
- Laser;
- Microondas;
- Radiofrequências. RADIAÇÕES SOLARES
Apesar dos raios do sol serem extremamente úteis para a manutenção da vida na terra e na manutenção direta do corpo humano ele gera alguns riscos que estamos descrevendo nesse capítulo.
O sol emite radiação UV, a radiação UV pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. A atmosfera terrestre bloqueia a passagem da radiação UVC, esse tipo de radiação não chega á superfície terrestre. Já as radiações UVA e UVB conseguem chegar à superfície terrestre.
Radiação UVA
Com comprimento de onda entre 315 a 400 nm, a radiação UVA é constante praticamente durante todo ano, tanto faz se for inverno ou verão. Sua intensidade varia pouco ao longo do dia, e é um pouco maior no período entre 10 e 16 horas.
A radiação UVA penetra profundamente á sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento da pele, tem participação importante nas fotoalergias.
Radiação UVB
Com comprimento de onda entre