PPR Escrito Domnique Karen Adriana
3204 palavras
13 páginas
2015PPR
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
KAREN BOM / DOMINIQUE PEREZ/ ADRIANE LIMA
PEREZ&BOM CONSTRUÇÃO CIVIL.
09/03/2015
EMPRESA:
PEREZ&BOM CONTRUÇÃO
CIVIL
PPR
PROGRAMA DE PROTEÇÃO
RESPIRATÓRIA
09/03/2015
06/03/2015
ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PROTEÇÃO
RESPIRATÓRIA.
INTRODUÇÃO
Apresenta as recomendações e requisitos mínimos para a elaboração, execução e administração de um programa sobre seleção e utilização corretas dos equipamentos de proteção respiratória. Estas recomendações referem-se a proteção de trabalhadores contra inalação de ar com deficiência de oxigênio nos locais de trabalho, pelo uso de respiradores. Estas recomendações não cobrem os respiradores para mergulho, os sistemas com oxigênio para aviação, o uso de respiradores em combates militares e os inaladores ou ressuscitadores utilizados na área médica.
REQUISITOS DE UM PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA:
Práticas permitidas no controle das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de ar contaminado com, por exemplo, poeiras, fumos, névoas, gases e vapores, o objetivo principal deve ser minimizar a contaminação do local de trabalho.
Isto deve ser alcançado, tanto quanto possível, pelas medidas de controle de engenharia (ventilação, ou substituição de substâncias por outras menos tóxicas).
Quando as medidas de controle não são viáveis, ou enquanto estão sendo implantadas ou avaliadas, ou em situações de emergência, devem ser usados respiradores apropriados em conformidade com os requisitos apresentados nesta publicação.
ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
INTRODUÇÃO
A responsabilidade e a autoridade pelo programa de proteção respiratória devem ser atribuídas a uma só pessoa. É preferível que seja da área de Higiene
Ocupacional da própria empresa, da Medicina do Trabalho ou do departamento de
Engenharia de Segurança. Nas empresas em que essas áreas ou departamentos não existem, o administrador do programa pode ser uma pessoa qualificada