PPPSocial

894 palavras 4 páginas
ENTREVISTA 2
ENTREVISTA COM PSICÓLOGA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA
APAE DE IBITINGA
A APAE é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual produzindo e difundindo conhecimento. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. A Organização promove e apoia pesquisas, produz e difunde conhecimento científico, trabalha pela defesa e garantia de direitos da pessoa com Deficiência Intelectual. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral (vem de labuta, trabalho), bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.
A APAE iniciou-se à partir de iniciativa civil com a finalidade da inserção de pessoas com deficiências intelectuais na sociedade comum. A psicóloga entrevistada deixa claro que a preocupação da Instituição é com essa categoria quando afirma ...” só pode estudar quem tem deficiência intelectual ou múltipla, ta? Só uma deficiência física não pode ficar aqui.” Descreveu a execução do trabalho da Instituição à partir de avaliações tanto psicológica, quanto fisioterápica, de todos os tipos, fonoaudiológica, pedagógica que são encaminhadas por médicos, ou não há atendimento pela Instituição. Relatou como desenvolve seu trabalho avaliado através de testes psicológicos e os encaminhamentos realizados.
Apesar de trabalhar na equipe com uma Assistente social, ambos papéis estão bem definidos entre elas dividindo responsabilidades, contudo, cada qual sabe exatamente seu posicionamento dentro da Instituição exercendo suas funções com harmonia e parceria.
A psicóloga entrevistada sente dificuldade na quantidade de pessoas atendidas por ela, pois o número destes é quase dez vezes maior do que os que
realmente

Relacionados