PPP A
Educação básica de qualidade
INTRODUÇÃO:
Para que o Brasil trilhe um caminho de progresso o primeiro passo é investir em uma educação básica de qualidade, pois como dizia Odorico Paraguaçu, personagem de O Bem Amado de Dias Gomes, “É a ignorância que atravanca o progresso”.
DESENVOLVIMENTO:
Relatórios da UNESCO mostram um grande avanço no acesso ao ensino, porém, não basta acesso a sala de aula, estar presente não significa que a criança aprendeu, 22% dos alunos saem da escola sem capacidade básica de leitura e 39% não tem conhecimento básico de matemática. O Fundeb (Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação) é visto como uma política de sucesso para melhorar a educação mais ainda é um programa deficitário.
Outro grande problema esta na divisão do investimento na educação, em 2009, por exemplo, foi investido, por aluno, na região nordeste metade do que foi investido na região sudeste, e mesmo com um investimento maior na região sudeste a qualidade de ensino não melhorou significativamente, pois 10% do gasto na educação básica são perdidos devido a falhas do sistema de ensino. Essa falha acontece devido a desvalorização dos professores. Oferecer melhores condições de trabalho a esses profissionais, treinamento para entender as necessidades das crianças e, sem duvidas, melhores salários.
CONCLUSÃO
Muito está sendo feito, mais ainda há muito que fazer, nós na condição de beneficiários de uma educação de qualidade não podemos nos descuidar, afinal o futuro já chegou mais o progresso vem dia após dia, devagar, quase parando. Devemos cuidar dos pequenos para que se tornem grandes homens.