PPP Diversidade e inclusão
Introdução
O Projeto Político-Pedagógico é entendido neste estudo, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do PPP parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido como um elemento norteador das ações educativas, o qual se vincula a um projeto histórico social, trazendo uma forma específica da escola compreender o seu papel na sociedade. Pensar o papel político e pedagógico que a escola cumpre no interior de uma sociedade historicamente situada, dividida em classes sociais, dentro de um modo de produção capitalista implica em reconhecer a educação como um ato político, que possui uma intencionalidade e contraditoriamente, contribui ou para reforçar o modelo de sociedade, sua ideologia, a cultura e os saberes que são considerados relevantes para os grupos que possuem maior poder, ou para desvelar a própria forma como a escola se articula como a sociedade e seu projeto político, constituindo-se num espaço emancipatório. Compreender o papel político da escola, a forma como ela contraditoriamente se vincula a um determinado projeto de sociedade, é fundamental para discutir a importância e o significado que o Projeto Político Pedagógico assume na organização do trabalho pedagógico escolar.
Diversidade e inclusão
Segundo a pedagoga Albiane da Escola Nossa Senhora de Fátima, a escola desenvolve sim projetos sobre a diversidade e inclusão. A proposta de cada projeto depende a princípio da filosofia e dos valores que as instituições tem. Porém a diversidade e a inclusão são pontos importantes e que fazem parte dos projetos realizados a cada trimestre. Os professores são orientados a evitar quaisquer que for a forma de se referir á criança, ou