Ppi resumo
Curso: Geografia – Licenciatura
Unidade Belém
AS FORMAS DO ESPAÇO BRASILEIRO
Professor: Davi Silvestre F. Martins
Carlos Leão RA 1314477
Semestre Letivo / Turno: 1º semestre
Identificação da obra:
A lógica do sentido, de Gilles Deleuze (São Paulo, Perspectiva, 1998, 4ª ed.).
La production de I'espace, de, Henri Lefébvre (Paris, Anthropos, 1972).
Em distinção de história geográfica e geografia histórica ver o artigo de Chris Philo "História, geografia, e o 'mistério ainda maior' da geografia histórica", in Derek Gregory, Ron Martin e Graham Smith (org.), Geografia humana: Sociedade, espaço e ciência social (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
A história dos movimentos republicanos e regionalistas pode ser encontrada em Eduardo Bueno, Brasil: Uma história (São Paulo, Ática, 2002).
A citação de Nicolau Sevcenko foi retirada de seu livro Pindorama revisitada: Cultura e sociedade em tempos de virada (São Paulo, Fundação Petrópolis, 2000. Sobre a proposição tempo/espaço leia-se, por exemplo, Anthony Giddens, Modernidade e identidade (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002). No mesmo livro discute-se o movimento de "organização reflexiva" pelo qual passa, por exemplo, a União Européia. Sobre o simbolismo das cores usadas nos mapas de Albernáz ver Pedro P. Geiger, "Litoralização e interiorização", in Zeny Rosendhal e Roberto Lobato Corrêa (orgs.), Paisagem, imaginário e espaço (Rio de Janeiro, Eduerj, 2001).
O trecho do diário de Colombo está citado na p.28 do livro de Nicolau Sevcenko mencionado acima.
Milton Santos propõe as expressões "meios geográficos" e "território usado" como categorias de estudo da geografia em A natureza do espaço: Têcnica e tempo, razão e emoção (São Paulo, Hucitec, 1996).
Ignácio Range! discorre sobre a divisão da classe dominanre frente a novas situações no