Power point
Fases de desenvolvimento de um carro
Criação do Design
É o primeiro passo no desenvolvimento de um carro. A partir do “Briefing” da montadora, as equipes de design, manufatura e produção se reúnem para estudar as estratégias do veículo, como tipo de uso e preço. Dessa conversa saem os primeiros esboços
Após muita discussão e matemática, os designers colocam no papel as primeiras ideias que se transformam em esboços. Em seguida, o rascunho dá lugar aos desenhos técnicos, projetados em tamanho real, para que as equipes tenham uma dimensão melhor de todo o conjunto. A discussão só termina quando encontramos uma harmonia entre todas as partes.
Protótipo de argila
Mais cálculos e rabiscos e as equipes de design e engenharia definem, em conjunto, os últimos critérios e especificações do produto que, nesta altura, está por volta de 95% concluído. Antes de embarcar na linha de montagem, o projeto sai da tela do computador e ganha vida na forma de um protótipo, três vezes menor da escala real, que é feito de argila por artistas. Checados o equilíbrio das linhas, formas e proporções, tem início o desenvolvimento do protótipo em tamanho real, também feito de argila, mas sua construção se dá com o auxílio de máquinas robotizadas.
Fabricação das Peças
Logo em seguida, depois de se ter definido o design inicia-se o processo de produção. A primeira etapa acontece na estamparia, onde são feitas as peças que compõem a estrutura do carro. Em seguida, as partes que formam o parta-malas, portas e capôs, por exemplo, são unidas e soldadas. Depois são incorporados o assoalho, as laterais e o teto e, então, o "esqueleto" do veículo está pronto para receber a pintura.
Pintura
Antes de ganhar cor, a carroceria recebe um tratamento químico que protege o metal contra corrosão e prepara a superfície das chapas para a pintura. Enquanto as estruturas secam em estufas gigantes, no