Atitude x refleção filosófica
A Filosofia é o estudo da relação entre o homem e o Universo. Também pode ser definida como um conjunto de ideias e valores fundamentados em um princípio lógico. Através dela, procura-se explicar o inquestionável e aquilo que a ciência não consegue desvendar a partir de análises, reflexões e da formulação de uma crítica.
A atitude filosófica, nada mais é, que a investigação de um conhecimento já instituído, ou seja, o questionamento de fatos ou conceitos estabelecidos pela sociedade. Uma pessoa tem este certo tipo de atitude quando passa a contestar o mundo que acerca para poder compreendê-lo melhor. Um exemplo disso é quando uma pessoa faz as seguintes perguntas: “O que é vida?”, “Como é a vida?” e, chega à conclusão de que vida é um conceito para existência e pode ser cheia de surpresas, alegrias e tristezas. Com isso, esta pessoa poderá estabelecer suas próprias formas de visão e percepção sobre sua realidade, o que influencia em seu modo de agir, falar e julgar.
A atitude crítica é a avaliação e interpretação dos fatos baseadas, não somente em uma compreensão subjetiva, ou seja, na opinião particular do crítico, mas, também, na descrição de teorias e informações. Por exemplo, quando um administrador é encarregado de analisar o mal desempenho de sua empresa, é necessário obter um conjunto de dados demonstrativos, como os relatórios contábeis, que serão associados a sua experiência profissional para poder presumir a causa do problema e sua possível solução.
Verifica-se, também, que para uma pessoa ser convincente é necessário ter atitude crítica. Atualmente, o mercado consumidor se encontra bastante exigente e, por isso, as empresas procuram convencer seus clientes, através de argumentos críticos, de que são mais qualificados que seus concorrentes, induzindo-os a adquirir seus produtos.
O senso comum não reconhece a utilidade da filosofia para o dia a dia das