Povos Indigenas
Sabe-se que no período do descobrimento do Brasil o território baiano era ocupado por povos tupis, sendo eles os Tupinambás, Tupiniquins e Tapuias. Os Tupinambás viviam ao norte, Tupiniquins ao sul do rio de Contas mais próximo ao litoral, e por fim os Tapuias que povoavam o sertão, parte do interior semiárido, cerrado e partes do litoral, entre Ilhéus e Espírito Santo. Essas tribos rivalizavam constantemente entre si, disputando territórios, principalmente próximo ao litoral. Conclui-se, então, que foram estes os primeiros habitantes de nosso país. 1.2. Brasil e a colonização
Em 22 de abril de 1500, tem-se um fato marcante ao período de colonização brasileira; Pedro Álvares Cabral avista elevações arredondadas, que vem a ser o Monte Pascoal, e então embarcações navegam ate a atual cidade de Santa Cruz. Ao atracar e brevemente partir, Cabral deixa subalternos no território com o objetivo de aprender a língua nativa e os costumes dos índios tupiniquins. Alem dos subalternos, alguns navegadores fugiam para a exploração da mata tropical, e tais presenças foram o marco de inicio da ocupação de novas terras por homens brancos.
Tempos depois do descobrimento, a Coroa Portuguesa ainda não se mostrava a frente quanto à colonização do Brasil ate deixar um imenso grupo de portugueses em Porto Seguro. Essa expedição incentivou a criação da primeira igreja do Brasil (Igreja da Gloria) e, entre esta, a Aldeia de Santa Cruz, porem a ocupação não foi de sucesso uma vez que os ataques dos índios aimorés aos portugueses e franciscanos eram constantes e violentos.
Em 1532 Portugal decide criar o sistema de