povos indigenas no mato grosso do sul
Terceiro Ano do Ensino Médio
Povos Indígenas no Mato Grosso do Sul
Campo Grande – MS
2013
Povos Indígenas no Mato Grosso do Sul
Projeto de pesquisa sobre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul apresentado a disciplina de história da escola estadual Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, com fim de avaliação e nota mensal referente ao quarto bimestre.
Orientador (a): Profª Rosângela
Campo Grande – MS
2013
Introdução
O projeto apresentado tem o objetivo de falar um pouco sobre a história dos povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, que apresentada a segunda maior população do país. Esse projeto está sendo realizado para a obtenção de nota mensal referente ao quarto bimestre do terceiro ano do ensino médio na escola Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira do ano 2013.
Desenvolvimento
Quando os europeus chegaram à América, por volta do século XV, encontraram uma surpreendente diversidade de povos e culturas. Apenas no Brasil estima-se terem encontrado ao redor de mil povos distintos e uma população em torno de cinco milhões de pessoas, que, segundo o lingüista Aryon Rodrigues (Rodrigues, 1994), falavam pouco mais de 1.200 línguas.
Nestes 500 anos de colonização no Brasil, os povos indígenas foram quase dizimados física e culturalmente chegando a menos de 200 mil pessoas, ao redor da metade do século XX. Na atualidade é o seguimento populacional que mais cresce no país, (ABEP, 2005), com cerca de 700 mil indígenas, de 215 povos distintos, os quais representam cerca de 0,4% da população brasileira e falam 180 línguas distintas. Mesmo assim, apesar de uma perda de aproximadamente 85% das línguas nativas, o Brasil segue, ainda, com a maior diversidade linguística das Américas.
O maior desafio enfrentado pelos povos indígenas na atualidade, no Brasil, segue sendo a posse dos