Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante.
SILVEIRA, Fernando Lang. Potência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constante. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, v.33, n. 1, p. 1-7, março. 2011.
Autores da resenha:
Flávia Freire Diniz
Flávia Miranda
Jéssica Ribeiro
Marina Bernardes
Sandra Cristina Lopes
Weslei Silva Baueb
Fernando Lang da Silveira, pesquisador e docente na área de ciências exatas como a física, nasceu em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) em 1950. Possui graduação em física pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, desde 1972 e, em 1976 concluiu seu mestrado também na área de física pela mesma universidade. Em 1992 obteve seu doutorado em educação pela PUC do RS. De acordo com seu curriculum Lattes, Fernando L. desenvolve projetos e artigos relacionados à física em sua universidade de formação, além de também ser docente vinculado a tal universidade de ensino. O autor objetivou neste artigo tratar e abranger alguns temas muito mal abordados em textos de Física Geral, como por exemplo, a resistência ao rolamento que frequentemente vem sendo confundida com atrito.
De acordo com os conhecimentos obtidos na física geral, toda forma de atrito se opõe ao movimento. Entretanto, este artigo tem o papel de demonstrar que nos veículos que se movimentam com velocidade constante ele atua como força motora, tornando-se indispensável ao movimento, e o que se opõe ao seu movimento é o arrasto aerodinâmico. De acordo com Fernando L., “a energia mecânica dissipada em maior quantidade produzindo um aquecimento do pneu acima do normal e acarreta um maior consumo de