Potf Fio Geografia Reginal 3 Semana
430 palavras
2 páginas
Descrição da Atividade Na Unidade 1 da obra Geografia Regional I (2015), vimos que os conceitos de região são dinâmicos e evoluem ao longo da história, diferindo-se de acordo com a base teórica e a abordagem metodológica adotadas para entender a realidade.
Na sequência, apresentamos algumas noções de regionalização, são elas: regionalização como diferenciação de áreas, como classificação, como instrumento de ação, como processo e como identificação do espaço vivido. Retome a leitura de cada uma destas concepções presentes na obra Geografia Regional I (2015) – Tópico 6 e preencha o Quadro 1.
Quadro 1 Tipologias de regionalização
REGIONALIZAÇÃO
CORRENTE DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO RELACIONADA
MÉTADO OU METODOLOGIA
Diferenciação de áreas
Inicialmente, prevaleceu a perspectiva do determinismo geográfico, mas posteriormente desenvolveram-se trabalhos sob a perspectiva possibilista.
Nesse contexto, a região é definida como resultado da intervenção humana em determinado ambiente, podendo identificar os traços distintivos responsáveis pela unidade regional, que podem ser o clima, a morfologia, ou qualquer outro elemento (GOMES, 1995).
Classificação
Abordagem conceitual que se desenvolveu com o movimento das técnicas quantitativas e as teorias de postura neopositivistas difundidas a partir da década de 1960.
Para Grigg (1974), um dos primeiros estudiosos a sistematizar essa concepção, o propósito da classificação é o de dar ordem aos objetos estudados, sistematizar informações, fazer generalizações indutivas, conferindo a ela uma precisão científica que não existia nos estudos regionais tradicionais.
Instrumento de ação
Marcadas pelas teorias econômicas, de desenvolvimento regional e de regionalização, nas décadas de 1950 e 1960, estimulados pela ideologia desenvolvimentista.
Seu método passou a se referir a qualquer unidade espacial definida segundo atributos homogêneos ou funcionais selecionados e conforme o propósito da regionalização, expressando relações