Potencializar a capacidade de aprender
RESUMO
"A educação pode transformar a cultura, mas somente à medida que se transformem seus educadores." "Senão ensinarmos nem aprendermos, não podemos estar despertos nem vivos. Aprender não é tão-somente algo parecido com a saúde, mas é a própria saúde."(FERGUSON, M. apud MOLINA, A; ONTORIA, A.)
Nesse tempo em que vivemos temos a impressão de que a educação está marginalizada. O profissional de educação tende ainda resistir à mentalização profissional que deveria estar em sintonia com a nova sociedade, por esse motivo acredita-se que os professores necessitam de estímulos, sendo estes, pessoais e profissionais.
Em todas as áreas ocorre a evolução, como conseqüência a sociedade muda e o sistema educacional não pode estagnar.
Se a sociedade muda, o sistema educativo não pode permanecer alheio a esse fenômeno. No fundo,
a atualização dos educadores não é somente acompanhar o dia-a-dia, mas penetrar no campo da ética profissional e do compromisso pessoal.
Essas reflexões não pretendem, em absoluto, gerar sentimentos de culpa. Queremos simplesmente chamar a atenção de tantos bons profissionais comprometidos com o ensino e que manifestam uma atitude receptiva às novas técnicas e às metodologias inovadoras. E a eles que nos dirigimos e a eles se destina o nosso trabalho, que modestamente tenta ajudá-los a se realizarem como pessoas e a recuperarem sua identidade de profissionais do ensino.
Queremos definitivamente proporcionar uma resposta à inquietante pergunta: como posso atualizar-me e colocar em prática um ensino que teoricamente é apresentado em cursinhos, publicações, congressos e conferências? O livro que apresentamos é estruturado em duas partes bem definidas e diferenciadas. A primeira parte refere-se a O que mudar para aprender. Ela inclui duas vertentes: uma se relaciona com a comunidade estudantil, na qual pretendemos reorientar sua disposição psicológica de maneira a propiciar um