POTENCIALIDADES TURÍSTICAS: considerações preliminares acerca da pesquisa,
ARAÚJO, Ana Maria Matos, economista, mestre em geografia, UECE
RESUMO: Esta reflexão sobre as potencialidades turísticas tem por objetivo contribuir para uma delimitação teórica e instrumentalização do ensino e estudo do assunto. As primeiras discussões foram frutos do debate em sala de aula e das ponderações das informações coletadas por pesquisa direta, envolvendo diferentes profissionais de nível superior que estão cursando Especialização em Turismo e Meio Ambiente. O artigo está referendado por uma breve revisão da literatura pesquisada para levantar as definições e os conceitos básicos para o ensino-aprendizagem. Constataram-se imprecisões conceituais, embora estivessem claramente presentes as relações entre o espaço geográfico e o estudo das potencialidades turísticas. Percebeu-se, inclusive, uma ligação estreita entre potencialidade, oferta e demanda turística. Feitas essas ponderações, conclui-se com uma proposta conceitual de nível hipotético.
1. Introdução
À primeira vista, o tema potencialidades turísticas apresenta-se muito impreciso na literatura e exige dos que se acercam dele um conhecimento multidisciplinar. Neste ensaio, examinam-se inicialmente como os pesquisadores a definem (ou não) e tecem-se considerações iniciais a respeito das frustrações dos estudiosos por as potencialidades dos lugares, dos territórios e das regiões turísticas não estarem dispostas na literatura ou em algum manual de turismo.
Dois eixos de aproveitamento dessas potencialidades podem ser observados: quando a apropriação é na perspectiva do capital mundial, e quando é na perspectiva dos moradores locais, sendo que esses diferentes interesses reverterão em valores diferenciados às potencialidades. A práxis social do lugar poderá considerar as potencialidades turísticas como o caminho para o desenvolvimento local sustentável. E o capital mundial sempre a