Posturas
Dormir: De 100% do ciclo do sono, 20% a 25%, acontecem na fase REM (rápido movimento dos olhos). É nesta fase que as ondas cerebrais aceleram e o sonho acontece. Dos cinco estágios do sono este é o quinto. E de tão importante, as outras fases passaram a se chamar de SONO NÃO REM. Sendo assim, a postura correta para dormir é preferencialmente de lado com um travesseiro entre os joelhos para um melhor alinhamento do quadril e, evitando “choque” dos joelhos. A posição de ‘barriga para cima”, pode ser utilizada desde que se utilize de um apoio embaixo dos joelhos (rolinho ou travesseiro), favorecendo o encaixe do quadril e preservando a coluna vertebral, especialmente a lombar. Deve-se observar também o travesseiro. Este deverá promover um alinhamento entre a cervical e o tronco. O colchão também é um fator importante. Este deve ter uma densidade compatível com sua estrutura física. Nem muito mole, nem muito duro, mas suficiente para colocar a coluna alinhada durante o sono. A posição de bruços deve ser evitada completamente. Aumenta a pressão intradiscal e favorece o surgimento de curvas compensatórias. E, finalmente, ao despertar, evite levantar de maneira brusca. Sente-se primeiro sobre a borda da cama, espreguice-se e, assim, levante normalmente, utilizando os braços como apoio.
Digitar: Na digitação, evitar realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procurando realizar uma digitação suave; conservar as mãos retas. Digitar com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sanguínea nos membros superiores.
Levantar algo do chão: Normalmente as pessoas se curvam para abaixar, porém, ao realizar esse movimento, as costas podem sofrer uma lesão. Portanto, a melhor posição para abaixar com maior conforto é aquela em que a pessoa flexiona ou apoia os joelhos no chão. Ao abaixar para pegar peso, nunca sobrecarregue as costas curvando-a, pois o risco de