Pos lab Aluminio
6) Comente sobre a reatividade do alumínio com ácidos como o HCl e HNO3 e a base NaOH. Apresente as equações das reações. O alumínio apresentou evidência de reação com ácido clorídrico e hidróxido de sódio, o qual apresentou liberação de gás em ambos, com solução escura no ácido clorídrico e solução branca com hidróxido de sódio, mas não com ácido nítrico. 7) Que produtos resultam da adição de: (a) NaOH e a solução de AlCl3; (b) HCl ao precipitado gelatinoso do tubo A; (c) NaOH a precipitado gelatinoso do tubo B. (a) Um precipitado gelatinoso correspondente ao hidróxido de sódio Al(OH)3. 3NaOH(aq) + AlCl3(aq) → Al(OH)3(s) + 3NaCl(aq) (b)Solução incolor, reação completa do precipitado gelatinoso. Al(OH)3(s) + 3HCl(aq) → AlCl3(aq) + 3H2O(l)
(c) Solução incolor, reação completa do precipitado gelatinoso. Al(OH)3(s) + NaOH(aq) →
8) Dê as reações do item 7 da prática. Al(s) + 3HCl(aq) → AlCl3(aq) + H2(g) Al(s) + 3NaOH(aq) → Al(OH)3(aq) + 3Na(s) Al(s) + HNO3 → Nada Acontece
9) Explique o ocorrido no item 8 da prática. O fragmento alumínio que havia sido lavado, em comparação com o outro fragmento, reagiu de forma mais violenta com o ácido clorídrico, visto que o processo de lavagem promoveu a retirada da camada de óxido de alumínio que se forma naturalmente quando em contato com ar. O fragmento que não foi lavado apresentou reação lenta inicialmente, que potencializou com o passar do tempo.