Poríferos
Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas. Animais dotados de poros por todo o corpo, por isso são chamados de poríferos, São também chamados de espongiários. Predominantemente marinhos, existindo apenas uma família de água doce, a Spongillidae. Podem estar isolados ou em colônias, possuem um esqueleto silicoso ou calcáreo, não possuem sistema muscular, nervoso e nem diferenciação entre órgãos, por isso chamados parazoários. As esponjas estão entre os animais mais simples, não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos, são sésseis, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO DOS PORÍFEROS
O corpo de um porífero possui células que apresentam certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal.
[pic]
Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espículas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.