Português
Gênesis simboliza a obra vivificante de Deus iniciada na alma -- o novo nascimento -- com a promessa da frutificação vindoura.
O livro gira em torno especialmente da vida de sete eminentes patriarcas:
1. Em Adão vemos lições de vida e morte. Ele é figura de Cristo, pois era o cabeça de toda uma raça; mas com um contraste com Cristo, visto que a morte o reivindicou e Cristo é o Cabeça vivo.
2. Enoque nos fala do andar e da trasladação. Ele andou com Deus e “pela fé... foi trasladado”, uma figura dos santos que serão arrebatados na vinda do Senhor.
3. Noé ilustra o trabalho e a salvação. Sua obra foi uma obra de fé e sua salvação foi para um novo mundo, uma figura dos crentes salvos através da tribulação para o período milenar.
4. Abraão nos fala de fé e separação. Seu altar fala da fé, sua tenda da separação. Mediante o chamado de Deus ele se tornou em peregrino.
5. Isaque apresenta os princípios de submissão e continuação, pois sua vida foi, em geral, uma vida de obediência e perseverança.
6. Jacó ilustra a disciplina e a antecipação. As intervenções de Deus são vistas em sua vida garantindo a sujeição de Jacó e guiando-o a adoração no aproximar da morte.
7. José: sofrimento e exaltação é o tema de sua vida, um precioso exemplo de fé em todos os tempos.
Resumo dos Livros da Bíblia
PENTATEUCO = 5 primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés, também conhecidos como Lei de Moisés.
GÈNESIS = O princípio, o viveiro das gerações, nele se encontra todos os começos das doutrinas referentes a Deus, o homem, o pecado e a salvação.
ÊXODO = "Saída" refere-se à poderosa libertação de Israel, da