Português
RESPOSTA O tema abordado no editorial são os discursos intermináveis e exagerados do Supremo Tribunal Federal, pois estes são cheios de verbos e prolixidade.
O ponto de vista do autor é que não há necessidade de uma linguagem tão coloquial quando se trata de justiça, da qual em sua maioria é palestrada a pessoas leigas no assunto, provocando assim, um mau entendimento da mesma que está a assistir. Sendo assim, ele sugere que a é a disciplina seja mais objetiva e clara.
1° Trecho: "Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer."
2° Trecho: ''Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário.''
"Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta."
"Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal."
2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
RESPOSTA: Conhecimento lingüístico, pois é uma leitura fácil e exige conhecimento materno da língua portuguesa. Exige também o