português e interpretação de texto
Caso 1: Algas do gênero Chlamydomonas são muito ágeis, fazendo movimentos muito rápidos, por meio da rotação de dois flagelos. Submetendo-se uma cultura dessas algas a um foco de luz intensa, elas se acumulam do lado oposto ao da incidência da luz, enquanto a um foco de luz fraca, elas se aglomeram ao seu redor.
Caso 2: Ervas-de-passarinho, pertencentes à família das lorantáceas, germinam sobre a casca de outras plantas. A primeira raiz, orientada pela direção de incidência dos raios luminosos, dirige-se para o suporte, nele se fixando e originando raízes sugadoras.
Caso 3: Há plantas cujas pétalas se abrem fazendo uma curvatura para a base da flor, quando são iluminadas. Variando a direção de incidência dos raios luminosos, a reação é sempre orientada para a base da flor. Outras plantas somente desabrocham à noite, fechando a corola quando iluminadas.
Caso 4: As folhas de Mimosa pudica, quando excitadas por toque, lesão, queimadura ou descarga elétrica, dobram imediatamente seus folíolos.
Estes casos exemplificam, respectivamente: a) tactismo, tropismo, nastismo, seismonastia. b) tropismo, tactismo, nastismo, seismonastia. c) seismonastia, tactismo, tropismo, nastismo. d) nastismo, tropismo, tactismo, seismonastia. e) tactismo, seismonastia, nastismo, tropismo.
2
O experimento mostrado na ilustração abaixo, conhecido como cintamento ou anel de Malpighi, consiste na retirada de toda a casca do caule e de uma pequena porção de sua parte interna até o câmbio vascular, em torno da base do mesmo. Sobre esse processo, a alternativa VERDADEIRA é: a) Teremos o comprometimento dos vasos liberianos por estarem posicionados mais externamente no caule. b) Após alguns dias, observaremos a morte das raízes como conseqüência da interrupção do fornecimento de seiva bruta. c) Este cintamento compromete imediatamente os vasos lenhosos. d) Novos vasos liberianos são formados mais internamente no caule para compensar a