propagacao da luz
Nesta experiencia vamos verificar experimentalmente como a luz se propaga e bem como os contornos da luz quando incide sobre uns obstáculos onde vamos observar também a câmara escura Que è um instrumento muito importante, è um princípio fundamental da propagação rectilínea da luz. Onde vamos produzir a imagem de um objecto através de um furo e as caracterizar em diferentes diafragma e as descrever.
.
Resumo Teórico Raios de Luz ou Raios Luminosos
São linhas que representam o caminho percorrido pela luz. Costumamos indicar o sentido da propagação do raio de luz por uma seta. O raio de luz não tem existência real, sendo um conceito puramente geométrico. Graças a ele, os fenômenos estudados em óptica geométrica podem ser descritos com mais facilidade.
Fonte de Luz ou Fonte Luminosa
É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.
A Lua é uma fonte secundária
O Sol é uma fonte primária As fontes de luz podem ser: puntiforme ou pontual - fontes cujas dimensões são desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas, como por exemplo as estrelas; ou extensas - fontes de luz cujas dimensões não podem ser desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas.
Princípio da Propagação Rectilínea da Luz
Observando os feixes de luz que entram por um pequeno orifício de um determinado local escuro, verificamos que eles se propagam em linha recta. Sombras projectadas por luz puntiforme ou pontual são claramente definidas, ou seja, geometricamente semelhantes ao contorno do corpo que as originou, portanto, em meios homogéneos e transparentes, a luz se propaga em linha recta. O princípio da propagação rectilínea da luz explica o aparecimento da sombra.
Tipo de matérias