Português em açao
OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS GRANDES CENTROS
De modo geral, os problemas ecológicos são mais intensos nas grandes cidade que nas pequenas ouno meio rural. Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas graves:
Acúmulo de lixo e de esgotos
. Boa parte dos detritos pode ser recuperada para a produção de gás (biogás)ou adubos, mas isso dificilmente acontece. Normalmente, esgotos e resíduos de indústrias são despejadosnos rios. Com frequência esses rios “morrem” (isto é, ficam sem peixe) e tornam-se imundos emalcheirosos. Em algumas cidades, amontoa-se o lixo em terrenos baldios, o que provoca a multiplicaçãode ratos e insetos.
Congestionamentos frequentes
, especialmente nas áreas em que os automóveis particulares são muito maisimportantes que os transportes coletivos muitos moradores da periferia das grandes cidades dos países doSul, em sua maioria de baixa renda, gastam três ou quatro horas por dia só no caminho para o trabalho.
Poluição sonora
, provocada pelo excesso de barulho (dos veículos automotivos, fábricas, obras nas ruas,grande movimento de pessoas e propaganda comercial ruidosa). Isso pode ocasionar neuroses na população,além de uma progressiva diminuição da capacidade auditiva.
Carência de áreas verdes
(parques, reservas florestais, áreas de lazer e recreação, etc.). Em decorrência defalta de áreas verdes agrava-se a poluição atmosférica, já que as plantas através da fotossíntese, contribuem para a renovação do oxigênio no ar. Além disso tal carência limita as oportunidades de lazer da população,o que faz com que muitas pessoas acabem passando seu tempo livre na frente da televisão, ou assistindo a jogos praticados por esportistas profissionais (ao invés de eles