Portugues
O narrador que é tambem personagem tenta restaurar na velhice a adolescência e desta forma falar o que ele ja viveu, e assim conta a história:
Em novembro de 1857, após escutar uma conversa, entre José Dias e sua mãe, que falavam sobre sua entrada em um seminário, antes que se apaixonasse por Capitu, Bentinho acorda sentimentos que ainda não havia percebido e passa a gostar realmente de sua vizinha Capitu, e ser correspondido,Começa então a fazer mil planos para não ir para o seminário, mas apesar de seu planos mirabolantes, acabou indo, e lá conheceu seu melhor amigo, Escobar.
Só conseguiu sair de lá após convencer sua mãe a pagar os estudos de um outro menino e fazê-lo padre em seu lugar.se formou em direito e retornou para se casar com Capitu.
Escobar também saiu do seminário, casou-se com Sancha, amiga de Capitu e engajou-se no ramo do comércio, teve uma filha e os dois casais ficaram muito amigos.
Bentinho e Capitu, depois de um tempo de espera, conseguiram ter um filho que veio a chamar-se Ezequiel, em homenagem a Escobar.O tempo foi passando, Escobar morre afogado e Bentinho percebe que Capitu havia ficado muito abalada com a morte de Escobar, mais abalada que o normal.Bentinho começa a achar ,então, semelhança entre Escobar e seu filho.Ezequiel foi colocado em um internato, mas nos finais de semana era impossível para Bentinho sentir-se em paz com a traição estampada no rosto de seu próprio filho.
Bento resolveu então levar a família à Europa e só voltou a ver Ezequiel quando ele voltou da Europa anunciando a morte de Capitu. Bento achou a imagem perfeita de Escobar e passados alguns meses Ezequiel viaja para o Oriente Médio, e morre de febre tifóide. A traição é uma coisa que não tem jeito de se resolver neste romance já que é apresentada uma série de provas e contraprovas sobre a traição de Capitu; e, para esquecer o que Bentinho lembrou ele escreveu uma História das areas pobres do Rio de