portugues
Tema: A prosa Romântica
1. Qual o contexto histórico do Brasil nesta epóca?
R: O brasil já passara pelo primeiro reinado, pelo período turbulento da regência e iniciar o segundo reinado, mas tinha apenas duas décadas de independência. Continuava um país rural e escravagista, com imensos vazios populacionais e grande isolamentos de suas cidades. O rio de Janeiro - a "corte", como era chamado, era a capital política e o centro econômico e social. A sociedade carioca, sobretudo a classe média, procurava imitar os costumes elegantes da burguesia urbana europeia.
2. Quais os príncipais escritores na prosa?
R: Tômas Antônio Gonzaga ou Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Gregório de Matos
3. Todos os romances da época tinham identidade nacional (Indianista, histórico e urbano) Leia a página 66 e 68 e responda:
A) O que indianista?
R: O índio era retratado como valente e nobre, livre das corrupções sociais e dos vícios da civilização branca.Ele surge como digno representante da nação brasileira, simbolo da nossa liberdade, que idealizou o índio enquanto herói nacional, foi uma das formas que o Romantismo assumiu na literatura brasileira durante o século XIX.
B) O que é romance regionalista? Cite alguns:
R: Esse tipo de prosa tem como projeto a consolidação da identidade nacional através da representação das angústias, comportamentos, costumes e valores de uma sociedade rural totalmente oposta aos padrões da corte. Os territórios nacionais narrados nos romances regionalistas eram idealizados e retratados com um tom heróico, a fim de formar uma imagem grandiosa e valorizar os espaços brasileiros em relação aos moldes europeus, que ainda influenciam muito a região litoral. O objetivo é fazer propaganda aos próprios brasileiros, expondo a diversidade do País.
Exemplos:
O Tronco de Ipê
O Sacrifício
O gaúcho
O sertanejo
C) O que é romance urbano? Cite alguns:
R: O Romance Urbano (ou Romance de Costume) enfoca uma temática estreitamente