Apostila IT 188
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
APOSTILA DA DISCIPLINA
IT 188 - AVALIAÇÕES E PERÍCIAS
Profa. Msc. Marlene Salete Uberti
Seropédica, 2006
1 - ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES
1.1 - Introdução
A Engenharia de Avaliações é uma especialidade da engenharia que reúne um conjunto amplo de conhecimentos na área de engenharia e arquitetura, bem como em outras áreas das ciências sociais, exatas e da natureza, com o objetivo de determinar tecnicamente o valor de um bem, de seus direitos, frutos e custos de reprodução.
A Engenharia de Avaliações não é uma ciência exata, mas sim a arte de estimar os valores de propriedades específicas onde o conhecimento profissional de engenharia e o bom julgamento são condições essenciais.
A arte da Engenharia de Avaliações foi desenvolvida principalmente a partir de
1890 quando engenheiros, economistas e os tribunais começaram a encarar seriamente o trabalho formal de avaliações.
A Engenharia de Avaliações serve para subsidiar tomadas de decisões a respeito de valores, custos e alternativas de investimentos, envolvendo bens de qualquer natureza, tais como: imóveis, máquinas e equipamentos, automóveis, móveis e utensílios, culturas, jazidas, instalações, empresas, marcas, patentes, softwares, obras de arte, empreendimentos de base imobiliária como shopping centers, hotéis, parques temáticos, cinemas, etc. além de seus frutos e direitos.
A Engenharia de Avaliações deve ser praticada por engenheiros, arquitetos, agrônomos, cada um obedecendo a sua habilitação profissional, de acordo com as leis do
Confea – Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, que detenham os conhecimentos necessários para realização do trabalho avaliatório a ser executado.
As avaliações devem ser realizadas com base em normas técnicas da ABNT –
Associação brasileira de normas técnicas, através da aplicação de metodologia apropriada. A sua aplicação adequada exige, além dos conhecimentos necessários para