Portugues
O PARÁGRAFO
PADRÃO
O processo de se escrever um texto coeso e coerente pode ser facilitado se prestarmos atenção a certos detalhes.
Luana Soares de Souza
Mozara Rossetto da Silva
Neste capítulo, abordamos questões imprescindíveis para a escrita do parágrafo-padrão, com o objetivo de levá-lo a reconhecer e diferenciar os componentes de sua estrutura, além de planejá-lo e redigi-lo adequadamente.
Escrever um texto
Muitas pessoas não sentem o mínimo estímulo para elaborar umas poucas linhas escritas; acreditam que não possuem o preparo indispensável para redigir algo que permita desvendar e compartilhar suas ideias. Elas ficam desanimadas e consideram-se inaptas para o dom da escrita. Qual o motivo de tais sentimentos? Falta-lhes base cultural ou, tão somente, prática? Pois, para dominar os medos, é preciso praticar. É preciso ter iniciativa e escrever. Porque só aprendemos a escrever escrevendo.
Ler e escrever: a prática leva à criação.
A redação é um excelente instrumento para desenvolver a criatividade; seu hábito leva à organização do pensamento e ao desenvolvimento da expressão linguística. Ao escrever, transmitimos o que pensamos sobre determinado assunto a partir de experiências e vivências, e esta é uma tarefa que necessita aprendizagem. Parece uma solução fácil, mas não é. Muitas vezes, a pessoa se depara com a incumbência de redigir um texto, mas se encontra sem uma ideia central; não sabe como começar nem como prosseguir.
Para superar o problema, ela deve se convencer
Arquivo
de que conhecimento, escrita e leitura são processos relacionados. Mesmo dominando as técnicas de redação, ninguém escreve sobre aquilo que não conhece; por outro lado, mesmo tendo plena informação sobre o assunto, a capacidade de expressão e de divulgação das ideias vai depender da compreensão dos princípios básicos redacionais. Para poder executar bem a tarefa de escrever, você deve começar definindo o assunto;