portugues
AUTORES DO BARROCO E DO ARCADISMO
E.E. Professora Maria de Lourdes Toledo Areias
Campo Grande, 2014
HARIADNE BRANDÃO BARBOSA SILVA
LITERATURA Trabalho apresentado à E.E. Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, turma 1º B, disciplina de Literatura, para efeito de nota parcial, sob orientação da professora Alessandra Lescano.
Novembro, 2014 Campo Grande
INTRODUÇÃO
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).
O Barroco surgiu na Europa, em meados do século XVI - Brasil, início do século XVII. No Brasil, a literatura barroca acaba no século XVII, junto com o declínio da sociedade açucareira baiana. Contudo, na arquitetura e nas artes plásticas, o estilo barroco atingirá o seu apogeu apenas nos séculos XVIII e início do XIX, em Minas Gerais. Variações barrocas: Cultismo (exagero e rebuscamento formal) e conceptismo (exagero no plano das ideias) são manifestações de excesso da literatura barroca.
Principais representantes do Arcadismo
Claudio Manuel da Costa (vida e obras)
Introdutor do Arcadismo no Brasil, Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) estudou Direito em Coimbra. Rico, advogou em Mariana, SP, onde nasceu e estabeleceu-se depois em Vila Rica. Foi um poeta de transição, ainda muito preso ao Barroco. Era grande amigo de Tomás Antônio Gonzaga, como atesta a poesia deste. Tinha os pseudônimos (apelido, no caso dos árcades, de origem pastoril) de Glauceste