Portugues
Primeira Parte
Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro 17 de novembro de 1830 e morreu num naufrágio , perto de Macaé (Estado do Rio) 28 de novembro de 1861.
Doutorou-se em Medicina no Rio de Janeiro , em 1855, embora não tivesse chegado a exercer a profissão . Foi funcionário publico , nos cargos de administrador e da Tipografia Nacional e de oficial do Ministério da Fazenda.
Tal como Gonçalves Dias , encontrou a morte num naufrágio , quando , a bordo do vapor “Hermes” ,se dirigia a cidade de Campos ,no Estado do Rio.
Como jornalista ,colaborou no Correio Mercantil nos anos de 1854 a 1856.
Além de uma tradução do Rei dos Médicos ,do francês Paul Fleval e do drama lírico Dois Amores , que foi publicado em 1861 , o único trabalho de sua autoria , que merece menção , é o romance Memorias de um Sargento de Milícias , que foi publicado primitivamente em folhetins e mais tarde em livro , dois volumes , que saíram nos anos de 1854 e 1855 .
Este trabalho ,que foi o primeiro romance de costumes publicado no Brasil ,bastou para consolidar-lhe a fama de romancista . Nele o autor patenteou sobejamente os seus recursos , tanto pela fidelidade com que o desenhou os personagens , como pelo ritmo de naturalidade que imprimiu a narrativa
Segunda parte
Romantismo é a escola literária que pertence a obra Memorias de um sargento de milícias .
No Brasil , o romantismo surgiu em 1830 , influenciado pela independência , em 1822 . Desenvolve uma linguagem própria e aborda a termas ligados a natureza e as questões político-sociais. Defende a liberdade de criação e privilegia a emoção.
Terceira parte
A obra Memorias de um sargento de milícias e considerada um “romance picaresco” precisamente pelo Leonardo , enjeitado pelos pais pouco depois do nascimento, criado pelo padrinho e depois pela madrinha , e que logo mostra o seu verdadeiro caráter , o romance narra suas aventuras e desventuras na