portugues
Barroco
Nome: Gabriel Macieira Duarte Nº: 21
Professora Sheila Serie/Ano:1º Ano EM
Data:03/11/2014
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre o contexto do barroco em Portugal, no Brasil, e em Minas Gerais, também irei falar sobre os mestres do barroco que conseguiram marcar está arte da pintura, escrita e da escultura e sobre os modelos de artes que surgiram do barroco.
Arquitetura barroca em Portugal
Em Portugal, a arquitetura barroca durou cerca de dois séculos (finais do século XVII e século XVIII). Surge em Portugal num período difícil ao nível político, económico e social, situação que se fez sentir igualmente na cultura e arte. É tempo do domínio filipino, tendo-se, também, perdido algumas colónias e ainda as guerras da Restauração. É tempo ainda da pressão exercida pela Inquisição. Contudo, este período conturbado altera-se com os reinados de D. João V e D. José, pois aumentam as importações de ouro e diamantes, num período denominado de Absolutismo Régio.
Arquitetura religiosa
O Barroco português é considerado, por muitos, uma extensão do Maneirismo, cujos princípios estavam ligados ao Concílio de Trento, ou seja, maioritariamente religioso. As igrejas apresentam, geralmente, a mesma estrutura, ou seja, fachadas simples, decoração contida, planta retangular. Estas eram as características que marcavam os princípios austeros e rígidos da igreja e do poder régio. Alguns eruditos chamam-lhe o Barroco Severo.
Devido à duração do Maneirismo em Portugal, há zonas em que se passa do maneirismo para o Rococó, pelo que se encontram muitos edifícios de planta octogonal e hexagonal. É um momento em que se prevê já o chamado Barroco Pleno, em que encontramos, por um lado, plantas retangulares de influência maneirista, por outro, os edifícios mais decorados.
Autores
Padre Antônio Vieira:
O melhor da produção barroca portuguesa