portugues
Uma visão centrada no mercado começa a ganhar força entre as cooperativas. A globalização da economia mundial torna as fronteiras ao comércio cada vez mais permeáveis, exigindo a mudança de foco da produção para o mercado.
A necessidade de agregação de valor aos produtos adquire elevada importância aliada à competição em nível global, corroborada pelas mudanças nos padrões de consumo.A década de 90 representa um marco na economia brasileira. Neste período intensificou-se sobremaneira a abertura da economia nacional, principalmente, a partir do final da década quando foi promovida liberalização comercial em vários setores da economia.
A brusca queda nas alíquotas e a diminuição das restrições às importações promoveram um afluxo de produtos importados causando reflexos na concorrência. As empresas brasileiras sentiram a pressão por melhoria de eficiência e qualidade. Por outro lado, ao mesmo tempo em que as portas do mercado se abriram a uma concorrência mais acirrada, foi possível também absorver novas tecnologias que promoveriam uma melhoria do parque produtivo nacional.
Um dos reflexos desse quadro de transformações na economia brasileira foi o aumento da concentração de mercado em diversos segmentos produtivos como o bancário, o siderúrgico, o químico, o de telefonia e outros. Movimento natural