portugues
A estrutura governamental e todo o seu mecanismo processual, encontra nos anseios da Gestão de Custos, importante papel não apenas regulador de contas, mas essencialmente aquele que se enaltece por proporcionar a administração, maior estabilidade econômica, fiscal e financeira. O saber acerca do que seja o serviço público, dentro do entendimento do que seja o papel do servidor, o que o mesmo pratica, como pratica e onde pratica, parecem ser delimitadores de uma gestão funcional.
Neste sentido, visualizar o serviço de utilidade pública, ou aquele que seja essencial e que preste serviços num órgão misto, atingem grande relevância e significado. Isso por que, a administração como um todo, esteja ela ligada as coisas privadas ou a coisa pública, prescindem verem-se alicerçadas no sentido da ética, da eficiência e da eficácia. E isso ocorre na gestão pública direta e indireta, nas empresas públicas e fundações, pois todo esse universo, de um modo ou outro são meios de se atingir e abrigar a sociedade.
Assim, há de se destacar a contabilidade gerencial, como aquela que muito mais do que reger os sistemas contábeis, encontram através de seus mais variados planos, subsistemas e ações, uma evolução administrativa, que determina não apenas os custos e perdas, mas possibilita identificar de maneira especifica quais os melhores investimentos e/ou empreendimentos. E a partir desse olhar, pode-se também concluir que, está na gestão de custos, uma importante ferramenta da gestão pública e que por ela, o gestor poderá trazer maiores e melhores resultados a toda a comunidade.
A Gestão Pública e a Gestão de Custos
O desenvolvimento e o processo administrativo no geral, convergem para uma situação de interação, na qual se devem pressupor o servidor público, suas peculiaridades e a gestão, como um único meio de estabilidade e continuidade administrativa. Gerir o bem público e ao mesmo tempo