portugues
Apostila de Língua Portuguesa
(Com a Nova Ortografia)
-2-
1. Compreensão e Interpretação de Textos
COESÃO E COERÊNCIA
A coesão é a ligação entre os elementos de um texto , que ocorre no interior das frases , entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se dizer que um texto é coeso quando os conectivos são empregados corretamente.
Já a coerência diz respeito à ordenação de idéias, dos argumentos. A coerência depende obviamente da coesão. um texto com problemas de coesão terá , com certeza , problemas de coerência. Veja alguns casos :1)- Uso inadequado do conectivo :- preposição , conjunção e pronome relativo
2)- Falta de sequência lógica
3)- Redundância :- é a repetição desnecessária de palavras, expressões ou idéias. Geralmente os textos redundantes são confusos e mais extensos do que o necessário.
4)- Ambiguidade :- é uma falha na estrutura frasal, que terá que ser desfeita, caso ocorra, na produção de um texto.
Veja estas duas frases , retiradas de um vestibular da Fuvest - SP , em que o aluno era solicitado a desfazer a ambigüidade:
“Ele me trata como irmão”.
Essa frase pode ser compreendida de duas maneiras:
a)- Ele me trata como se eu fosse irmão dele.
b)- Ele me trata como um irmão me trataria.
Outro caso :- “O menino viu o incêndio do prédio”.
Pode-se inferir daí que o menino viu um prédio que se incendiava ou o menino estava num prédio quando o incêndio que acontecia em outro local.
Discurso Dissertativo de Caráter Científico
Observe :a)- A inflação corrói o salário do operário.
b)- Eu afirmo que a inflação corrói o salário do operário.
Os dois enunciados acima pretendem transmitir o mesmo conteúdo : a inflação corrói o salário do operário. Há , no entanto , uma diferença entre eles. No primeiro , o enunciador ( aquele que produz o enunciado ) ausentou-se do enunciado , não colocando nele nem o “eu” , que indica aquele que fala , nem um verbo que significa o ato de dizer.