portugues
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil - 1ª Fase
Prof:
Acadêmica:
Engenheiros Civis famosos: Brasileiro e Estrangeiro
Concórdia, abril de 2014
William John Rankine (05/07/1820 – 24/12/1872)
Um famoso polinata francês de origem britânica, que trabalhou nos setores da engenharia mecânica, civil e naval.
William criou diversos manuais de engenharia, principalmente no desenvolvimento dos conceitos da hidrodinâmica. Além disso, desenvolveu o método Rankine, que melhorava a aplicação do Teodolito com a exploração de novos recursos na época e de técnicas de construção de curvas em estradas de ferro, causando significativos avanços na época.
Seus principais feitos foram na área da engenharia civil e naval.
Naval:
Desenvolveu a famosa Instituição de Engenheiros e Navegantes da Escócia em 1857;
E construiu o conceito Corpo de Rankine
Civil
Concluiu o curso de engenharia civil em 1838, e começou a trabalhar como assistente de um supervisor de estradas de ferro da Irlanda
Em 1840, após o acidente ferroviário de Versailles, Rankine iniciou a estudar as suas causas da fadiga, cujo foi descoberto por Poncelet em 1839. Em 1843, ele publicou o artigo “On the Causes of Unexpected Breakage of Journals of Railway Axles” que citou sobre a cristalização dos metais e a fragilização pelas tensões flutuantes, devido a observação dos eixos ferroviários faturados. Estes estudos com outros cientistas foram fundamentais para o desenvolvimento de técnicas para inspeção de trilhos e de outros produtos.
Ele desenvolveu as técnicas da área da mecânica dos sólidos com a teoria dos empuxos em terrenos maciços, apresentado em 1857, com algumas observações diferentes da teoria de Coulomb. Esta teoria é aplicada atualmente com o empuxo de solo que teriam esforços sísmicos, para os cálculos de resistência ao cisalhamento e em observações que requer uma instalação cuja provoque uma tração e compressão.
Também