portugues
Imagine a seguinte situação: um casal de namorados foi ao cinema. Lá eles comeram pipoca e tomaram refrigerante, mas o filme decepcionou um pouco. Ao chegar em casa, a garota pretende contar à mãe como foi, dizendo a ela em destes dois enunciados. Compare-os:
1) Foi ótimo! O filme era tão bom, que todos dormiram no cinema. Além disso, durante a sessão comemos pipoca salgada demais e o refrigerante que levamos caiu no meu vestido. Foi uma tarde maravilhosa!
2) Fomos ao cinema, mas não gostamos do filme. Apesar disso, lá comemos pipoca, tomamos refrigerante e nos divertimos muito.
As articulações de ideias que participam da construção do sentido de um texto chamamos de coerência textual. Ela depende não apenas das articulações internas do texto, mas também de outros fatores da situação comunicativa, ou seja, quem é o locutor, qual é a intenção ao produzir o texto, se o interlocutor é capaz de perceber essa intenção, etc. A coerência é uma das características que um texto deve ter para apresentar textualidade, isto é, para que seja de fato um texto e não apenas um aglomerado de frases.
O que é coesão textual?
Dois atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas chegaram ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo duas medalhas de ouro. Apesar da conquista do ouro, não havia fãs à espera dos campeões. O governador do Estado, porém, irá recebê-los no palácio.
A coesão textual são articulações gramaticais ( conectores ) existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Assim como a coerência e o contexto, a coesão é um dos componentes da textualidade.
Tipos de coesão
1) Por referência:
A) Pronomes pessoais: Carlos e Mateus não compareceram. Eles provavelmente tiveram algum imprevisto, de forma que teremos de enviar-lhes uma síntese da reunião.
B) Pronomes possessivos: Apesar de o poema apresentar uma métrica, seus versos falam sobre a liberdade da