Portugues
‘We Can Do It!’, feito por J. Howard Miller
A tela à esquerda é uma pintura; ela foi totalmente recriado a partir de balas de goma, cujo resultado podemos ver na imagem à direita.
Podemos dizer que para a reconstituição desse quadro, o tipo de intertextualidade usado foi:
Resposta
Resposta Selecionada: a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
Resposta Correta: a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
Feedback da resposta: Na imagem, houve uma estilização, pois, a partir do original, o quadro foi recriado com balas de coma; foi respeitada a essência e acrescentado outro elemento que proporcionou uma visão diferente para a imagem (ao fazer a imagem com bala de goma, acrescentam-se outros valores ao original, associados a esse material de composição).
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Leia o texto a seguir. Ele baseia-se na conhecida história “Chapeuzinho Vermelho”.
INTERTEXTUALIDADE
INTERTEXTUALIDADE
• A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. Para compreender a presença deste mecanismo em um texto, é necessário que a pessoa detenha uma experiência de mundo e um nível cultural significativos.
• O intertexto só funciona quando o leitor é capaz de perceber a referência do autor a outras obras ou a fragmentos identificáveis de variados textos. Este recurso assume papéis distintos conforme a contextura na qual é inserido. A pressuposta cultura geral relacionada ao uso deste mecanismo literário deve, portanto, ser dividida entre autores e leitores.
• E não há limite para as esferas do conhecimento que podem ser acessadas tanto pelo produtor do texto, quanto por seu receptor. Isto