Portugues
Como reflexão filosófica, a filosofia da educação desenvolve sua tríplice tarefa: fundamentalmente como reflexão antropológica, epistemológica e axiológica. Sua tarefa básica é buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito educando. Como torna- se uma antropologia filosófica, buscando integrar as contribuições das ciências humanas.
Hoje, a filosofia da educação busca desenvolver sua reflexão, levando em conta os fundamentos antropológicos da existência humana tal como se manifestam em mediações históricas – social, dimensão esta que qualifica e específica a condição humana.
A reflexão filosófica, teoricamente na educação, devera propiciar ao futuro profissional da área de educar as condições de explicitação do projeto educacional a ser desenvolvido por nossa sociedade na busca de seu destino e de sua civilização. Como efeito, cabe á filosofia da educação explicitar e explorar o significado da condição humana no mundo. Ela deve colocar para o educador a questão antropológica a ser instauradas nas coordenadas históricas- sociais da existência concreta dos homens.
O profissional da educação não poderá entender sua tarefa e nem realizá-la dando sua contribuição do projeto de sua sociedade, se não tiver por base uma visão de totalidade do humano.
A filosofia da educação cabe, então colaborar para que essa visão seja construída com coerência ao decorrer do processo de sua formação e sustentada durante o processo de sua atuação prática no social.
Qual a importância da filosofia na escola para compreendermos o mundo? Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda a fazer a melhor escolha, a opção mais eficaz. A filosofia não se limita nas condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações. a sua preocupação esta voltada há uma verdade que transcende os limites da razão humana, á qual somos instigados a buscar