Bioquimica
E
DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
Professora: Alice Arantes Carneiro
PROPRIEDADE PERIÓDICA
São propriedades que apresentam variação periódica na tabela, crescendo e decrescendo, à medida que o número atômico aumenta.
PROPRIEDADE PERIÓDICA
A) Raio atômico: é a metade da
distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos.
Nas famílias (coluna vertical) os raios atômicos aumentam de cima para baixo, pois, nesse sentido, aumenta o número de níveis de energia dos átomos.
Assim, um átomo do 2º período (lítio, por exemplo) tem apenas um nível de energia, portanto terá menor raio atômico que um átomo do 3º período (da mesma família), sódio por exemplo, que tem dois níveis de energia. n Nos períodos (linha horizontal), conforme caminhamos para a direita, aumenta o número atômico (número de prótons) para átomos de mesmo número de níveis de energia, portanto aumenta a atração do núcleo pela eletrosfera, diminuindo o tamanho do átomo e conseqüentemente o raio.
Assim, o raio atômico cresce da direita para a esquerda nos períodos. n PROPRIEDADE PERIÓDICA
B) Potencial de Ionização: É a energia necessária para retirar um elétron de um átomo (ou íon) isolado no estado gasoso.
Nas famílias e nos períodos, a energia de ionização aumenta conforme diminui o raio atômico, pois, quanto menor o tamanho do átomo, maior a atração do núcleo pela eletrosfera e, portanto, mais difícil retirar o elétron. n Quando retiramos um elétron de um átomo eletricamente neutro (1ª energia de ionização), gasta-se uma certa quantidade de energia, a qual, geralmente, é expressa em elétrons-volt (eV). Se formos retirar um segundo elétron (2ª energia de ionização), gasta-se uma quantidade maior de energia, pois, à medida que cada e- é retirado, o raio atômico diminui.
PROPRIEDADE PERIÓDICA
C) Eletroafinidade: É a quantidade de energia liberada quando um átomo neutro, isolado no estado
gasoso,