Portugues
L íngua Portuguesa I
Língua Portuguesa I
Telma Ardoim
TROL
L íngua Portuguesa I
1
A Linguagem Verbal e a
Linguagem não-verbal
Linguagem e Sociedade.
A Linguagem e o processo de comunicação.
Conceitos de Linguagem, Língua, Fala e Discurso.
15
L íngua Portuguesa I
Caro aluno é importante que você atente para o fato de que, como ser social que é, “usa e abusa” da linguagem para se comunicar. Imagine-se num mundo sem as diversas formas de comunicação encontradas. Seria possível algo assim? Já dizia o comunicador Chacrinha: ‘quem não se comunica, se trumbica’. Portanto, vamos começar a nossa primeira comunicação, digo, a nossa primeira unidade.
O bjetivo(s) da Unidade:
Fazer com que o aluno reconheça o caráter social da língua e o seu papel no processo comunicativo, permitin do a construção de enunciados portadores de sentido, quer utilizando a linguagem verbal, quer a não -verbal.
Plano da Unidade:
Linguagem e Sociedade.
A Linguagem e o processo de comunicação.
Conceitos de Linguagem, Língua, Fala e Discurso.
B em-vindo à primeira Unidade de Estudo.
Sucesso!
16
L íngua Portuguesa I
A Linguagem Verbal e a Linguagem Não- Verbal.
T EXTO 1: LÍNGUA E SOCIEDADE
O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado.
Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de u ma comunidade a possibilidade de comunicação acredita -se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.
Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade.
Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em que, pela imitação e associação ,