Metodologia cientifica
Aprender métodos e técnicas da investigação científica significa também aprender o exercício prático de princípios de honestidade em pesquisa científica.
Consequentemente, desonestidade em ciência também tem sua história com exemplos, antigos e atuais, em várias partes do mundo( fatos que interferem diretamente na prática do pesquisador, como pressão de instituições para produção e publicação; fatores econômicos e financeiros envolvidos; ambições e vaidades pessoais, estão sendo identificados na raiz do problema( duas últimas décadas do século passado, a questão da má condução científica emergiu de forma assustadora nos Estados Unidos chegando, em 1981, a ser reconhecida como problema de ordem pública pelo próprio governo
Ações
governamentais começaram, a partir de 1985, advertindo instituições e universidades a estabelecerem processos administrativos para revisão de denúncias de fraudes.
Sabemos que a ciência é muito importante para nossas vidas. Por isso, que existem profissionais competentes, e dedicados para ‘viverem’ a estudar, e pesquisar sobre a área em que eles estão aptos a desenvolverem seus conhecimentos.
Os profissionais cientistas podem passar metade de suas vidas para descobrir novas formas de aplicarem, e aperfeiçoarem seus estudos para que assim, possa ajudar pessoas que necessitam de ajuda, ou até mesmo, o aperfeiçoamento de outros estudos.
Em muitas universidades há dificuldades em manter seus grupos de pesquisadores em suas unidades depois que eles já concluíram seus estudos. Sendo assim, abrem portas para órgãos, e empresas privadas a selecionarem profissionais para desenvolver seus respectivos estudos de seus interesses.
Como toda área, há desvios de conduta devido à desvalorização, subornos, e a desmotivação dos órgãos