Portugues
Disciplina: Metodologia Científica – Prof. Giselle Moreira
Texto acadêmico: a utilização correta de citações, paráfrases e citação da citação
Ao se elaborar um texto acadêmico deve-se indicar a fonte em que se extraiu determinada idéia, conceito, dados e informações. A fonte que não é citada pode ser considerada como plágio. Isso pode ser feito em forma de citação direta, paráfrase ou citação indireta e citação da citação.
1 Citações: Utiliza-se literalmente no texto a idéia, conceito ou informação, quando é impossível transcrevê-la com suas próprias palavras.
- as citações de até três linhas devem ser apresentadas no corpo do texto, assinaladas por aspas duplas e seguidas da identificação (sobrenome do autor, data, número da página); o sobrenome do autor, quando em parênteses deve ser escrito em caixa alta, quando citado no texto, só a primeira letra em maiúscula.
Ex: “Do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”. (MINAYO, 1993, p.1) ou Segundo Minayo (1993, p.1), “do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”.
- as citações com mais de três linhas devem ser apresentadas isoladamente (a uma linha em branco do corpo do texto), em fonte Times New Roman ou Arial (considerar a opção já utilizada no texto) tamanho 10 ou 11, com entrelinhamento simples, justificadas, sem parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, seguidas de identificação (sobrenome do autor, data, número da página). Não é necessário colocar aspas nas citações com mais de três linhas. Deve-se deixar um espaço antes e depois da citação, para os textos anteriores e posteriores. Sugere-se não utilizar mais de 10 linhas nas citações longas.
Ex:
Um quarto dos pacientes com hepatopatia alcoólica avançada