Portugues
FACULDADE DE BALSAS - UNIBALSAS
CURSO DE DIREITO
Ana Beatriz
2013
Ana Beatriz
Comunicação em Prosa Moderna
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota da disciplina Língua Portuguesa.
2013
Perguntas relacionadas ao texto Meditação
1. Como o autor defende o trabalho argumentativo? Ele diz que a argumentação visa sobre tudo convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte, e procura formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a razão esta conosco, de que nós é que estamos de posse da verdade, argumentar é, em última análise, convencer ou tentar convencer mediante a apresentação de razoe, em face da evidencia das provas e á luz de um raciocínio coerente e consistente.
2. Qual deve ser a consistência dos argumentos segundo Orthon M.? A consistência dos argumentos deve ser: Evidencia, (fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, critério da verdade, certeza manifesta, a certeza a que se chega pelo raciocínio).
3. Quais os tipos mais comuns de evidência defendidos pelo autor? Como o grupo percebe esses argumentativos?
São cinco os tipos mais comuns de evidencia: os fatos propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos e testemunho.
• Fatos- o elemento mais importante da argumentação, porque os fatos provam.
• Exemplos- fatos típicos ou representativos de determinada situação.
• Ilustração- quando o exemplo se alonga em narrativa detalhada e entremeada de descrições, tem-se a ilustração. Há duas espécies de ilustração: a hipotética e a real. Hipotética é invenção; o real narra em detalhes um fato verdadeiro.
• Dados estatísticos- fatos específicos têm grande valor de convicção, construindo quase sempre prova ou evidencia incontestável.
• Testemunho- pode ser o