Portugues
Disciplina: Leitura e Interpretação de Texto
Professor: Adriana Sousa
Aluno: Luis Felipe Ferreira de Aragão
Atividade: Lendo o que não está escrito
1. Leia e compare os textos propostos. É possível ler do mesmo jeito textos diferentes? Construa sua resposta, considerando elementos do texto como linguagem empregada, formato do texto, intenção do autor, público-alvo.
R. Não é possível. Mas para o leitor atento, que consegue se adaptar percebendo o que está nas entrelinhas, os textos diferentes podem transmitir a mesma mensagem, quando atingem o mesmo objetivo fazendo o publico alvo obter a mesma interpretação. Mas quando lemos diferentes textos que possuem argumentos contrários à compreensão do leitor pode ficar confusa e ele pode ficar com uma idéia duvidosa sobre determinado assunto.
2. Observe a estrutura composicional e considere a intenção comunicativa de produção dos textos. Com base nesses dados, informe a que gênero pertence cada um deles. Justifique sua resposta.
R. Os dois primeiros textos transmitem uma opinião de forma humorística; o terceiro texto é o relato de uma experiência própria, expondo a opinião do autor; e o quarto texto é um relato cientifico sobre a relação conjugal que deve ser associada juntamente com o conceito família, esses textos pertencem ao gênero dissertativo argumentativos, pois sustentam uma posição sobre o assunto casamento e seus problemas que se tornam uma discussão social controversa.
3. O texto 3 tem caráter eminentemente argumentativo. Por quê? Qual a tese defendida pelo autor?
R. Pois o autor usa argumentos para fundamentar sua tese, sendo o seu casamento usado como um exemplo, assim o utilizando argumentos claros e verdadeiros para persuadir o leitor, o fazendo obter a mesma opinião. Em que sua tese defende o contrato de casamento, no qual o “objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para