Portugues instrumental
Atribui ao Estado a culpa pelos problemas em relação à educação publica brasileira. O Estado por sua vez deveria desde os primórdios da educação fundamentar e ensinar, garantir a toda população o acesso a linguagem, a familiarização com ensino e a pratica em sala de aula.
Porem quando entramos no contexto da educação e aprofundamos sobre o tema aparecem as divergências e contendas sobre o referido assunto, a grosso modo vemos numa amplitude de âmbito geral a educação publica sendo defendida e levada a sério, mas não é isso que mostram as pesquisas com relação aos Estados mais carentes ou ainda com base nas famílias que se classificam como excluídos do sistema educacional e cultural.
O Nordeste classificado como uma região de pobreza extrema é onde encontramos a resposta quanto à educação publica brasileira. Falta estruturação quanto em relação ao Estado e a família pela ausência da criança junto à sala de aula. O conceito de estudar deveria ser fundamental para uma mudança de vida e um crescimento educacional e populacional, inclusive para fazer uma mudança política uma vez que essa classe se torna refém e se obriga a aceitar o que lhes é imposto por falta de conhecimento.
Segundo o que mostra a nova pesquisa realizada pelo ( MEC), com o aprendizado que as crianças obtêm no ciclo de alfabetização, é praticamente impossível obter sucesso acadêmico mais adiante", afirma Elvira Souza e Lima. A explicação está na neurociência, garante a especialista. "Apos os oito anos de idade, o cérebro começa a se transformar e as condições já não são tão propícias à alfabetização. Sem um projeto pedagógico específico, não é possível ensinar a uma criança de 9 ou 10 anos o que se ensina a uma de 6 ou 7."Os dados mostram que, em média, 63,5% desses estudantes deixam o ciclo de alfabetização sem aprender o que deveriam em leitura.
Buscando defender a educação