portugues instrumental
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental
Avaliação a Distância 2
A ferramenta do saber
Língua Portuguesa Instrumental v.único. Helena feres haward \ Maria Tedesco Vilardo Abreu .
Fábio R.Alencar Editor. 274 p.
Antes de conhecer “Língua Portuguesa Instrumental”, de Helena feres haward e Maria Tedesco Vilardo Abreu, compartilhamos mitos sobre a língua portuguesa. Após a leitura você com certeza mudará seus conceitos sobre métodos de aprendizagem e terá mais facilidade para lhe dar com a nossa ortografia e suas ferramentas, e esses mitos cairão.
O interessante do livro são as introduções dos capítulos, que facilitam bastante a explicação geral do assunto com um exemplo simples do cotidiano, uma história bem atrativa, contos e imagens que facilitam bem o primeiro contato com o assunto.
Explorando o livro, refletimos sobre as relações entre o modo como usamos a língua portuguesa e as características das situações sociais em que esse uso ocorre. Todo uso da língua falada ou escrita é contextualizado em certas circunstâncias sociais. Percebemos a eficácia de nossas interações linguísticas depende de fazermos as escolhas adequadas a cada situação.
Vamos descobrir como é feita a organização dos textos, manifestada em sua coerência e coesão, e estruturada por meio de tipos e gêneros. Veremos que a construção do sentido de um texto (seja no processo de produção, seja no processo de leitura) é resultado de um trabalho complexo, que depende da interação de vários fatores.
Em cada assunto a autora tem como objetivo final a compreensão do leitor, de forma que no fim da leitura seja capaz de correlacionar o uso da língua portuguesa aos contextos sociais, empregar os recursos linguísticos adequados a cada contexto social, identificar os fatores que contribuem para a coerência de um texto, empregar adequadamente os recursos de coesão textual, e reconhecer tipos e gêneros textuais.